nova logo

Verifique a qualidade do seu fardamento

 Verifique-a-qualidade-do-seu-fardamento1. IRREGULARIDADE DE MEDIDAS: Todas as peças têm que obedecer à tabela de referência de medidas do corpo humano, desenvolvida pela DAM e disponibilizada tantos na ficha quanto aos clientes. As inspeções poderão ser realizadas mediante a respectiva tabela de medida da roupa correspondente.


2. FECHAMENTOS: Defeitos nas costuras de fechamentos interferem diretamente na durabilidade da roupa. Salvo se especificado em contrário, todas as costuras de fechamento deverão ser feitas com ponto corrente ou interlock (com costura de segurança) obedecendo à bitola mínima especificada para cada artigo ou roupa.
3. TRAVETES/ ARREMATES: Travete (ou mosca) são pontos em forma de ziz-zag feitos em máquinas próprias e aplicados nos pontos vulneráveis dos uniformes (cantos dos bolsos, nos fundos das calças, etc.) evitando assim que estes venha a descosturar. Em camisa de tecido leves (exceto Unileve e Unilight) os travetes das extremidades da boca do bolso poderão ser substituídos por arremate para melhor aspecto visual. Este arremate tem que ser no mínimo de 4 pontos sobreposto à costura original, ou em formato de triângulo usado em camisas sociais.
A falta de travetes nos pontos especificados interfere na durabilidade da roupa. Da mesma maneira se o travete estiver mau posicionado de forma a não cumprir com a função requerida, também será considerado como defeito
4. LINHAS: Nas Roupas Profissionais não se admite uso de linha 100% algodão (mole/crua/cozida). As linhas de costura externas devem ser da cor do tecido, sendo mistas de poliéster/algodão ou 100% poliéster em sua composição.
5. TECIDOS: É de responsabilidade da confecção ter procedimento no setor de corte para a retirada e substituição de defeito no tecido dentro do mesmo padrão de artigo e nuance utilizado. É de responsabilidade da confecção ter procedimento de separação de partes cortadas de diferentes rolos de tecido para não haver mistura de nuances e/ou tonalidades.
6. ETIQUETAS: Todas as roupas por determinação de Lei devem levar etiquetas de composição do tecido. Os artigos da DAM têm etiquetas próprias indicando seu nome comercial e sua identificação dos artigos nas respectivas roupas.
Todas as roupas devem conter a identificação do artigo/composição e do tamanho da roupa.
7. COSTURAS:
7.9 Costura incompleta: Toda costura de pesponto ou fixação que não completar ou cumprir com a sua finalidade ou aplicação.
7.1 Costuras tortas: Toda costura que em seu visual não esteja retilínea ou não obedeça a simetria do contorno da parte onde está empregada. Se enquadre também o não paralelismo de costura duplas exigidas que são feitas com máquinas de 1 agulha ao invés de 2 agulhas paralelas.
7.2 Costuras rompidas: Toda costura que tenha em sua extensão mais de 2 pontos quebrados ou rompidos.
7.3 Costuras caidas: Toda costura que em parte de sua extensão saia fora do contorno/borda da parte em que está aplicando o pesponto ou fixação.
7.4 Costuras remontadas: Toda costura que por decorrência de um conserto ultrapassar mais de 3 pontos sem sobrepor a costura original, ou pesponto que ultrapasse seu limite a finalidade sobrepondo-se à outra costura.
7.5 Pontos falhos: Todos os pontos que não completaram sua “lançada” em parte da extensão da costura, e que poderá no caso de costura em pontos corrente acarretar o desmanchamento da costura.
7.6 Mal embainhado: Toda costura em que a borda do tecido estiver aparente ou na totalidade de sua extensão.
7.7 Costura com franzimento: Toda costura cuja aparência da superfície do tecido onde aplicada não apresentar aspecto plano ou em conformidade com o tecido em âmbito geral.
7.8 Costuras com pregas: Toda costura que em sua extensão ocasionar pregas ou rugas no tecido ao redor da área em que está aplicada.
7.10 Costura tensionada: Toda costura que por excesso de tensionamento na(s) linha(s) cause franzimento aparente no tecido onde a mesma é aplicada.
7.11 Costura frouxa: Toda costura cujos pontos não se apresentem firmes e/ou fixos junto ao tecido onde é aplicado. Excetua-se as roupas que vão passar por processo de esterilização.
7.12 Simetria entre partes: Todas as partes idênticas de uma peça cuja simetria no que se refere à dimensões posicionamento, altura não estão visivelmente em conformidade com seu similar.
7.13 Pontos por cm: Pontadas por cm fora do especificado para o artigo/roupa.
8. CASEADOS/BOTÕES: Quando fora de especificação, sua falta ou seu posicionamento incorreto que cause interferência no uso normal da roupa.
9. AVIAMENTOS: Aplicação de aviamento fora do especificado quando à suas dimensões ou características, ou inadequados quando à sua função no uso da roupa.
10. ACABAMENTO: Todas as roupas deverão passar por processo de limpeza e retirada de excesso de fios de costuras bem como passamento e dobragem da peça de forma que seja fácil a identificação de seu conteúdo, exceto quando dispensado formalmente pela empresa compradora.

 

Rua Amadeu Leopoldino de Mendonça, Lote 01, Q - Próximo ao Trauminha